terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um Fim de Semana Normal


Neste fim de semana resolvemos fazer um bate-e-volta em Paraty para curtir um pouco mais o barco em família. O tempo era curto, então decidimos acordar sábado de madrugada e botar o pé na estrada.
Às 4:50 da manhã já estavamos pegando a Ayrton Senna. Descemos a serra pela Oswaldo Cruz, uma serração danada, e a visibilidade muito reduzida. Chegamos antes das 9 horas na Marina do Engenho e logo fomos preparando o barco para sair.

S1260022

Lá pelas 11 horas já estavamos deixando a Marina numa navegada gostosa e descompromissada. Subimos as velas logo na Ilha da Bexiga e seguimos no rumo da Ilha do Mantimento.

S1250007

O vento era sul com 8-10 kt e algumas rajadas mais fortes. Abri a vela grande e logos depois a staysail e o Bepaluhê foi rendendo muito bem fazendo 4-5kt. Velamos suave com a almiranta  Betinha no comando e eu trimando e fotografando.

S1250008

S1250011

As meninas brincavam e descansavam um pouco. Dei alguns bordos para testar a resposta do barco e fiquei muito feliz com os resultados, mesmo só com a staysail + grande o barco respondeu bem.

S1250014

S1250015S1250002

Quando passamos pelo saco do Jurumirim e praia do Engenho vimos um barco conhecido lá ao fundo, não tinhamos certeza, mas parecia tratar-se do Planckton do Fabio, Cecília e Igor, já estávamos perto da Ilha do Mantimento quando resolvemos dar um bordo e seguir para a praia do Engenho. Seria uma oportunidade única, reencontrar os amigos com os quais fizemos nossos primeiros charters por esta região. Quando chegamos mais próximo confirmamos que eram nossos amigos que estavam lá.

S1250024S1250027

Ancoramos com 8 mts de profundidade, em local abrigado do vento sul que pegava forte lá fora. Desta vez, como a sogra estava no barco, não fui para a cozinha e deixei as duas, mãe e filha, comandarem o fogão. Elas  prepararam um delicioso almoço de pene com “soborô” de frango desfiado, ervilhas e um pouco de creme rose, ficou uma delicia.

Após o almoço, recebemos a família Planckton para um cafezinho e um bom bate papo de cockpit. Colocamos as conversas em dia, eles visitaram nossa casinha e falaram um pouco da grande experiência que tiveram durante este ano que passaram fora fazendo a volta do Atlântico.

S1250033S1250034

O dia passou muito rápido, mal vimos o tempo passar e quando percebemos já eram quase 5 da tarde. Levantamos âncora e seguimos nosso rumo para a Marina do Engenho motorando pois queríamos chegar com luz do dia para atracar com mais facilidade.

DSC07921DSC07928

À noite, passeio no centro histórico! O dia estava completo e todos satisfeitos.
Dormimos cedo pois todos estavam cansados. Acordamos com os pássaros e com a nossa sabiazinha Helô que não deixou ninguém mais dormir depois da 7:30.

S1260004

Café da manhã com calma e manhã de fainas e reparos. Aperta daqui, parafusa dali… nem vi a manhã passar. Foi muito bom pois reapertei alguns parafusos da mesa do cockpit e coloquei alguns acessórios para pendurar copos e também um porta manicacas junto ao pedestal.

S1260018

Neste fim de semana coloquei em prática alguns ensinamentos que o Jairo (Ilha Sul Construções Náuticas) havia me dado nos dias que passamos juntos montando o cockpit: abrir rosca nas chapas de alumínio. Eu havia comprado as ferramentas específicas para fazer rosca em alumínio há algum tempo atraz e foi muito bom ver tudo colocado no lugar e nosso Bepaluhê ficando cada vez mais arrumado e funcional.
Ao meio dia zarpamos para almoçar na cidade e depois seguimos o rumo de Sampa. Viagem tranquila, estrada cheia pois era o retorno do feriado da Pátria que alguns sortudos conseguiram emendar.
Para nós, … mais um fim de semana “Normal” curtindo o barco e a família.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Voltando no Tempo I - Travessia Porto Alegre-Rio Grande

Olá amigos, Já escrevi aqui com detalhes como foi nossa viagem desde Porto Alegre até Paraty, mas algumas imagens valem mais do que palavras e por isto resolvi fazer pequenos vídeos mostrando imagens da minha primeira, e única até o momento, grande travessia. Aqui vai o primeiro vídeo mostrando imagens do trecho Porto Alegre a Rio Grande