sexta-feira, 13 de abril de 2012

Umá Páscoa Mágica

Após uma viagem um pouco cansativa acabamos chegando a Paraty já na noite da quinta feira. Arrumamos tudo no barco e fomos dormir cedo.

O dia seguinte, a 6a feira da Paixão, amanheceu tranqüilo, com muita gente se arrumando e seguindo logo seus rumos.

Aproveitamos o dia para relaxar e curtir um pouco a natureza.  Fomos velejando bem suave, só de genoa, até o saco Jurumirim e ancoramos perto das boias que limitam a área dos banhistas.

Aliás, grande iniciativa esta do Amir Klink, acho que mais gente deveria fazer isto, assim as praias ficarão mais limpas e livres para caminhar e para os banhistas.

Fato interessante observamos naquele dia , um duelo de titãs!! Já passava do meio dia, sol a pino, Zênite queimando ovo na areia, e os dois gladiadores se enfrentavam sem medo: a esquerda o gato malhado… e a direita, ahhhhh, o siri fantasma.

 

 

Quem vocês acham que ganhou??

 

S1610001

 

Ganhou foi a natureza, após alguns minutos de enfrentamento visual, o gato atacando e o siri se defendendo com suas presas afiadas, a luta terminou empatada.

O gato deitou-se e seguiu fitando seu adversário que lentamente foi se afastando do inimigo.

 

1 S1610003

 

O dia valeu pois ancoramos e desembarcamos em um lugar histórico, que tem tudo a ver com a navegação de cruzeiro no Brasil, e mais ainda, com a nossa história e a construção do Bepaluhê.

Uma prainha linda, com sua casa histórica e um mar vivo, coma natureza exuberante e peixes nadando ao nosso lado.

S1610007

 

 

1 S1610008

 

No dia seguinte, tínhamos um encontro marcado na Cotia, o Churrasco de Páscoa da ABVC. Tomamos um cafezinho preto e saímos também sem pressa. Levamos quase 3 horas para cumprir a derrota até a Cotia. Colocamos todo o pano em cima: genoa, staysail e mestra.

Vento NE/E : 5-8 kt rajadas de 10 kt pouco frequentes. SOG: 3-5 kt com todos os panos.

E claro, as vezes quando o vento minguava, entrava o japa 54hp na jogada para garantir 4-5 kt de SOG, enfim, a fome estava chegando.

Foi uma diversão, pela primeira vez senti o barco andando bem, só na vela, levemente adernado, mas ainda confortável. Fiquei trimando as velas por horas, conhecendo um pouco mais do nosso Bepaluhê. O comportamento mais uma vez foi muito fácil, comando acessíveis, de fácil manuseio, enroladores leves. Só faltou risar a mestra, mas com aquele ventinho não valia a pena a brincadeira.

Quando passamos a Ilha do Catimbau e fomos margeando a Ilha do Algodão o vento parou de vez e tivemos que seguir a motor.

Na Ilha da Cotia a ancoragem já estava cheia, demonstrando que a festa seria das boas.

A maré era de lua e estava bem cheia, ancoramos mais longe da prainha, que a esta altura já não existia e fora tomada pela maré, checamos a posição de nosso barco, colocamos o  motor no bote, carregamos toda a tralha de churrasco e os brinquedos da Helô e seguimos para a praia.

 

Já na Ilha da Cotia fomos recebidos por uma calorosa comissão de frente, com as anfitriãs Regina e Léo cuidando da organização e o Eduardo Schwery, e mais um monte de amigos, cuidando do churrasco.

 

O coelhinho da Páscoa recebu as crianças de forma carinhosa e logo o parquinho de diversões foi montado ali mesmo, ao lado da churrasqueira.

1 S1620019

 

1 S1620010

 

1 S1620026


 

As "anfitriãs" Regina (RegWell) e Léo (Horus) e a sempre educada e disposta Helena (Tangata Manu), vestida a caráter, preparavam os crachás e organizavam a brincadeira.

2 S1620017


 

No meio da bagunça encontramos estes dois coelhos perdidos: coelho pai e coelhinha filha!!!

3 S1620021


 

Comandante Eduardo no controle da churrasqueira

1 S1620008

 

No outro dia … tal como cachorros magros, acordamos bem cedo, levantamos âncora e seguimos o rumo de volta para a marina. Ao longe, seguíamos o Tangata Manu e apreciávamos a beleza daquele amanhecer e da natureza abençoada por Deus … um momento mágico.

1 S1630004


 

Para garantir a segurança da embarcação e a transmissão dos conhecimentos de pai para filhos, a pequena Helô já está aprendendo lentamente as artes da navegação

 

2 S1630011

 

 

O resumo da Páscoa: precisa dizer algo??!!

Show de bola!!

 

1 S1610005

 

 

 

 

domingo, 1 de abril de 2012

Sonhando acordado

Nosso Brasil é cheio de lugares e cantinhos lindos para serem visitados e curtidos calmamente a dois, a três ou com muitos amigos.

Não é incomum vermos navegadores voltando de suas voltas por este mundo de Deus e se referindo de forma saudosa aos pequenos cantos do nosso país.

E eu, de forma singela, e ainda como aprendiz de navegador, também estou descobrindo estes cantinhos aos poucos e sonhando acordado, extasiado com a beleza de alguns lugares, que para alguns são lugar comum, mas para nós do Bepaluhê fazem parte do descobrimento e da realização do sonho a cada dia.

 

Ilha do Cedro, sempre uma excelente opção de comes, bebes e pernoite.

Nesta foto, uma vagabundagem pós Carnaval

S1560089

 

Ilha do Cedro 2

S1560064

 

Praia Vermelha, muito movimento, mas uma boa opção de relax e aperitivo.

S1520017

 

Ilha do Algodão - Restaurante do Hiltinho

Apesar do $$$ um lugar que vale a pena ser visitado

S1580008

 

Cotia - Uma piscina com pernoite sempre concorrido. Natureza pura e bela

S1530003