quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Balonando em Angra

Olá pessoal, desta vez trago boas notícias, felizmente conseguimos estrear nossa vela gennaker.
Um lindo balão assimétrico azul com aproximadamente 66 mt2 de área.





Desde o início da construção do Bepaluhê havíamos lido uma matéria muito boa do Webb Chiles, na Cruizing World, na qual ele falava de um dos principais equipamentos que ele tinha em seu veleiro que era o enrolador de gennaker. Ele dizia que antes do enrolador raramente usava o balão assimétrico, mas depois de instala-lo ele passou a usar esta bela vela com muito mais freqüência.

Baseado em sua experiência e em algumas revisões de revistas que fizemos decidimos por construir um balão assimétrico já programado para ser usado com o enrolador da AssymFX da marca Facnor. E como o Bepaluhê não tinha previsto em seu projeto um gurupés para instalar este enrolador, optamos por utilizar o gurupés movel, retrátil, da Sparcraft, ao qual fixamos o enrolador.


A idéia foi muito boa e tanto a instalação do gurupés quanto a construção da vela foram feitas com maestria pelos responsáveis, mas a instalação do enrolador, cujo o responsável era eu mesmo, sempre ficava para depois ....

E assim foi por exatos 12 meses, desde que chegamos em Paraty com o barco. Mas aquela vela danada não perdia por esperar, sabia que em algum momento eu iria iça-la e vê-la voar.
Aproveitei que o barco estava docado na Tlaloc para revisão da capotaria e confecção de alguns novos detalhes, e pedi para o Dalmo (Tlaloc) preparar a vela e o enrolador e deixar tudo pronto para usar quando fosse possível.






E assim foi que neste último fim de semana, após um pernoite no Cedro, e um encontro com  dois grandes amigos para um almoço classe A+ ancorados na Ilha do Sandri, partimos com a situação ideal rumo a Angra, para o Fondue Náutico na Ilha Itanhangá.

Inicialmente, com vento na casa do 6-8 kt em orça de 30-40 graus, armei a grande com as duas velas de proa e o Bepaluhê andou a 3-4 kt. Constatei o que o Arnaldo da Cognac velas havia me falado anteriormente, que em orça mais apertada é melhor tirar a staysail para não estrangular o vento da genoa 1. Sem a staysail e com este vento franco e orça apertada para este barco, mantivemos 4 kt de velocidade.

Concluo que a técnica do "vou com as três"é boa para ventos mais folgados entre 40-90 graus.



Um pouco mais adiante, o vento melhorou e subiu para 8-11 kt, pela alheta de BE e depois pela alheta de BB, armei o gurupés, montei o enrolador e subi a vela toda enrolada. Após alguns minutos abri o balão e deixei a festa rolar... alegria pura, eu sorria igual a criança com bala e brinquedo novo.

Para minha alegria o barco se comportou muito bem, em especial por se tratar de um cruzeirão de alumínio com alma off-road.
Velejamos a 6-7,5 kt com vela grande e balão armados até quase chegarmos na Ilha Paquetá, quando já se fazia noite e baixamos todas as velas.

E assim foi que chegamos a Ilha Itanhangá para curtir uma deliciosa festa com muita música e um delicioso Fondue. Fica aqui meu agradecimento a Ana e ao Dalmo da Tlaloc pelo carinho com qual fomos recebidos.




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

GreenNomad arrasa na BIG!!

Olá amigos, enquanto eu preparo o vídeo da nossa última velejada quando estreamos nosso balão assimétrico em grande estilo, sugiro que vocês se divirtam vendo o lindo vídeo que o Luis Manuel (veleiro GreenNomad) preparou mostrando suas peripécias , SOLO, pela Baía da Ilha Grande.

O vídeo está muito bem editado e com excelente qualidade de gravação.
Quanto ao veleiro e seu comandante... sem palavras, o cara é fera mesmo. Dá um show de manobras e comando.
Vale a pena conferir no link: http://greennomadsail.com/?p=1861

Bos velejadas!!