sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Festa, muita Festa!!

Foi assim que terminamos 2012 e iniciamos 2013.
Com muita festa, descanso e diversão entre amigos.
E que Deus nos permita passar 2013 inteiro desta maneira.

Dia 27 de Dezembro de 2012 - Saindo de Férias
Descemos para Paraty para curtir uns dias tranquilos de férias. Ficamos na marina mesmo arrumando umas coisinhas no barco e fomos a cidade fazer supermercado. Nata de muita coisa, afinal queríamos relaxar e fazer uma dietinha.

Dia 28 de Dezembro de 2012 - Travessia para Iha Grande
Aproveitamos o bom tempo e o ventinho NE que soprava e saímos rumo a Ilha Grande. Foi mais uma velejada daquelas … Maravilhosa!!
NE de 12-15 kt com 30-60 graus por BE. Armei a mestra toda aberta e a genoa também e fomos "só no pano" até o Saco do Céu na Ilha Grande.
Foram 6 horas de navegação, sem surpresas, com vento soprando até quase entrarmos nas águas abrigadas do Saco do Céu. Ondas de 1 a 2 m, mais intensas na parte de mar aberto.

 DSCN0925

De 29 a 31 de Dezembro de 2012 - Puro relax !!
Sol todos os dias, banhos de mar e conhecendo as opções locais.
Estreamos nossas pranchas de SUP, foi uma emoção a parte. Muito gostoso e um excelente exercício. Remávamos todos os dias pela manha uns 30-40 minutos e intercalados com uma caminhada na praia.

DSCN0921

É a almiranta cuidando do shape do Capitão!!! kkk
Conhecemos o delicioso restaurante Coqueiro Verde, suas mordomias, a bica e água gelada, os aperitivos e pratos deliciosos do restaurante.
Pessoal muito legal e boa hospitalidade.

DSCN0929

Conhecemos também outro restaurante muito legal chamado Almirantado, este mais intimista mas com pratos deliciosos e atendimento impecável.
Vale apena conhecer e provar os dois. Pena que ainda ficaram outros points legais do Saco do Céu que não deu para conhecer desta vez. Mas não tem problema, logo voltaremos para lá!!!

DSCN0955
Teve até banho na bica do Coqueiro Verde

Dia 31 de Dezembro de 2013 - A Noite -
Reveillon 2013, a grande festa!!

DSCN0964

Fomos convidados pelos amigos Levon/Ana (Veleiro Di Boa) e Celso/Gláucia (Veleiro Refrega) para nos juntarmos a festa do ano novo que seria realizada no restaurante Coqueiro Verde. Tinha um pouco de tudo, todas as idades, comida boa (uma moqueca de camarão e lula dos Deuses), música animada e o melhor de tudo: bons amigos.

DSCN0963

Curtimos muito a noite, dançamos até a madrugada, secamos algumas várias garrafas de espumante e fomos dormir felizes como crianças.
Dizem as más línguas que este que vos fala saiu trançando as pernas… eu não vi nada!! Literalmente. Só sei que o nosso bote amanheceu amarrado ao Bepaluhê como de costume: quem levou??

DSCN0975

Dia 01 de Janeiro de 2013 - Dia de Ano
Bem, acordamos sem ressaca, saímos para remar um pouco e limpar as serpentinas do dia anterior. Almoçamos no Coqueiro Verde e suspendemos rumo a Enseada do Sítio Forte. Meio na vela meio a motor… chegamos lá por volta das 15/16 hs e encontramos os amigos do Refrega, Di Boa, Avis Rara e outros já fazendo a ciesta no mar. Ancoramos mais próximo da praia com 4 mts de fundo. Deixei cair 20 de corrente e esta foi nossa sorte...

DSCN0995

À noite lá pelas 8 horas começou a chover mais forte e o vento foi aumentando, por volta das 22 hs a coisa ficou bem punk, ventava 20-25 kt de SW com rajadas mais fortes. Em nosso windmeter observamos mais tarde a máxima de 32.5 kt de vento naquela noite. Foi uma noite bem agitada. Soltei mais 10 mt de corrente para ficar mais tranquilo e armei o alarme de fundeio com 40 mt de raio. O Bepaluhê rodou a noite inteira, parecia um balé de valsa rodando de um lado para o outro. Alguns amigos estavam em poitas, mas soubemos depois que alguns barcos garraram e tiveram que fundear novamente.

Dia 02 de Janeiro de 2013 - A ressaca do Pampeiro da noite anterior
Acordamos tranquilos, um pouco mais tarde que o habitual pois dormimos muito mal. O vento so acalmou lá pelas 3 da manha.
Fomos dar uma remada para relaxar os músculos e descobrir se tinha água na Fonte da Pedra da Tapera.
Como vimos que tinha água, voltamos para o barco e suspendemos rumo a pedra. Fundeamos ao lado da pedra e mantivemos um cabo de popa tracionando o barco próximo da pedra. Com a preciosa ajuda do pessoal do veleiro Kon Tiki, que nos emprestou um adapator para a mangueira, conseguimos encher os tanques de água doce novamente.
Fica um aparte: consumimos em duas pessoas (pouco econômicas) aproximadamente 500 litros de água em 6 dias. Bem razoável para esta situação de fartura e pouca economia, não estávamos em uma travessia, e sim de férias e relaxados.
Choveu o dia inteiro. Ancoramos ali mesmo na Tapera, próximo das poitas do Miroca onde o Avis Rara estava fundeado. E por falar neles, eita pessoal legal este do Avis Rara: nos receberam com todo carinho e atenção. Fica aqui nosso muito obrigado ao casal e seus netos.
Após relutar um pouco em pegar chuva, pegamos o bote e fomos conhecer o Restaurante da Telma. Lugar fantástico e comida de primeira. Pena que o dia estava daquele jeito chuvoso e aproveitamos pouco o lugar.
À noite a chuva e o vento entraram com tudo novamente. Rodamos mais que peão em festa. A sorte foi que eu havia fundeado com 10 mts e pagado 60 mts de corrente.
O vento bateu 25-28 kt novamente por muitas horas, já era noite e ficamos controlando o nosso e os outros barcos.
O sucesso de nosso conjunto de fundeio observado na noite anterior me deu mais tranquilidade. sabia que nosso raio do giro seria meio grande, mas ficamos mais tranquilos nesta noite. Liguei o alarme de fundeio e deixei o VHF ligado para algum chamado de emergência. Dois veleiros garraram ali na ancoragem esta noite.
Como na noite anteior, roncou forte até as 3 da manha e depois conseguimos dormir melhor.

Dia 03 de Janeiro de 2013 - Mar alto e Chuva
Acordamos tranquilos, a chuva era fina, uma névoa densa não nos deixava ver mais que 1/2 milha a frente. Finalmente consegui acesso a internet pelo cel e consegui baixar o grib via Zygrib e acessar o climatempo. Os dois falavam de chuva e ressaca de Ubatuba ao Cabo Frio. Preferi ficar ali mesmo por mais um dia e esperar o mar baixar um pouco.
Depois confirmamos que a decisão foi acertada. Resto do dia e noite tranquilos, com poucos afazeres devido a chuva.

Dia 04 de Janeiro de 2013 - Velejando Novamente
Retornamos a Paraty motorando no início e depois da metade da travessia demos  outra grande velejada com média de 5/6 kt, ventos de 10-15 kt entrando de SE e mar com ondas de 2 mts na parte aberta.
A única baixa do dia foi da almiranta que mareou bastante, mesmo medicada.
Chegamos em Paraty por volta das 14 hs e fomos direto para a Marina. Arrumamos o barco e fomos para a cidade almojantar e relaxar um pouco.

No dia 05 de janeiro retornamos a São Paulo para encontrar os filhos, matar as saudades e seguir para a outra etapa de nossas férias.
O resumo destes dias foi de boas velejadas, muitos aprendizados da arte da navegação eletrônicos e meteorologia, e um convívio muito legal com outros amigos velejadores.
Fica sempre o desejo de quero mais… Quem sabe no carnaval?