segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sonhando acordado

Confesso que os dias já estão mais longos e que já esta mais difícil dormir e que meus pensamentos já estão todos voltados para o CCS.

Não sei por que, mas parece que estou mais ansioso que da primeira vez quando trouxe o barco de Porto Alegre. Acho que é por que desta vez eu serei o comandante único, sem a companhia de  amigos mais experientes a bordo, e também por que estarei levando meus sonhos e meu amor a bordo.

A Betinha vestiu a camisa, se preparou técnica e psicologiamente, e será minha parceira e almiranta neste cruzeiro. Acho que isto esta pesando um pouco e não vejo a hora de embarcar e soltar as amarras.

 

DSC 8943

 

Dia primeiro já estaremos embarcados finalizando os preparativos e guardando os mantimentos. Espero também poder conhecer um pouco melhor nossos companheiros de viagem, integrantes da flotilha CCS 2013.

Até agora ainda estão meio quietos, cada um cuidando do preparo de suas embarcações, certamente com as mesmas preocupações e ansiedade que nós estamos vivendo.

 

Por fim, no dia 02/3/13 teremos um café da manhã de confraternização, seguida da reunião dos comandantes e as 21 hs ….

Soltar as amarras!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Preparativos Finais

20.2.2013

Faltam só 09 dias para a partida!!

Hoje viemos a Paraty, eu e meu filho Paulo, para adiantar alguns ítens que ainda faltavam.

Terminamos de instalar os degraus do mastro até a primeira cruzeta. Isto irá facilitar bastante os serviços de mastro se forem necessários.

Gostei bastante deste modelo de degrau retrátil produzido pelo Gunther 

 

 DSCN1321

 

DSCN1313

 

Também aproveitei para finalizar a instalação do leme de vento, que eu espero que nos seja bastante útil, quero dizer, espero que tenha vento para utiliza-lo e avaliar seu desempenho. Até agora só usei o piloto automático, mesmo quando trouxe o barco do sul para Paraty.

Outro ítem de segurança indispensável que foi instalado hoje foi a linha da vida, qual eu espero que nunca seja utilizada, mas se precisar ela estará lá bem firme.

 DSCN1315

 

Por fim, aproveitamos para revisar os cabos de rizo e a adriça da grande e marca-los com caneta colorida para saber os pontos do stopper .

Foi um dia bem produtivo! 

Agora é só esperar o dia 01/3/13 quando voltaremos em definitivo para realizar nosso tão sonhado cruzeiro.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Alfa e o Ômega … juntos

A vida é feita de círculos, damos volta todo o tempo. Às vezes vivemos o suficiente para chegarmos ao fim… ou a o início de um velho novo ciclo da vida.
O alfa e o ômega juntos após muitas ida e vindas, pai e filho compartilhando os sonhos e a vida.
Assim somos nós, assim são nossos filhos e a humanidade.

DSC05284
Velejando o Dolce Vitta (Flash 165) na represa Guarapiranga

O meu alfa náutico começou no mar pequeno de Iguape, uma cidade no litoral sul do estado de São Paulo. Lá aprendi com meu pai a arte da navegação em águas abrigadas, velejamos muito no nosso então veleiro "kon-Tiki", uma versão passeio do LIghtining, aprendi as manhas da maré, do mar e do vento, tudo em águas muito abrigadas.

O passeio mais distante não ultrapassava 5 a 10 milhas da poita na qual nosso veleirinho repousava ali perto do mercado ( uma época na qual se podia deixar tudo no barco e ninguém mexia em nada). Nossa maior aventura era velejar as quase vinte milhas que separam a cidade de Iguape a Cananéia, íamos acampar na Ilha do Cardoso!!

Iguape  Carnaval 2008 003
Preparando o Dolce Vitta para velejar

Iguape  Carnaval 2008 006
Meu pai, Tito, se divertindo na velejada ao comando do seu pupilo ( eu mesmo)

Iguape  Carnaval 2008 010
Tito relembrando as grandes velejadas de Iguape

Naquela época, nutríamos o desejo e o sonho de um dia chegar até a Ilha do Mel com nosso pequeno veleirinho…nunca realizamos este sonho!

O alfa e o ômega, pai e filho, Cananéia e Ilha do Mel, Kon-Tiki e Bepaluhê … um mundo de voltas e nossa vidas se encontram e nossos sonhos chegam ao ômega do meu querido pai Tito, navegar o canal do Varadouro e ao alfa de seu filho Paulo, conhecer os mares além  do "Mar Pequeno de Iguape".

DSC07679
A primeira velejada no Bepaluhê, ainda em águas gaúchas no rio Guaíba

S1180011
Marinizando a almiranta

Agora em março nos juntaremos à flotilha do Cruzeiro Costa Sul, organizado pela ABVC, e seguiremos para Florianópolis, um casal e seus agregados, encontrando nos desafios da vida, o caminho para o equilíbrio.

É o Bepaluhê rumo ao sul, passando por Cananéia e pelo Canal do Varadouro!

Na tripulação levaremos meus sonhos antigos, a ansiedade pelo desconhecido, a marinização utópica de uma alma enraizada no cerrado goiano e as lembranças e desejos de um "Lobo do Mar', seu Tito.
Que Deus nos proteja e nos guie por águas navegáveis!!