Olá pessoal, desta vez trago boas notícias, felizmente conseguimos estrear nossa vela gennaker.
Um lindo balão assimétrico azul com aproximadamente 66 mt2 de área.
Desde o início da construção do Bepaluhê havíamos lido uma matéria muito boa do Webb Chiles, na Cruizing World, na qual ele falava de um dos principais equipamentos que ele tinha em seu veleiro que era o enrolador de gennaker. Ele dizia que antes do enrolador raramente usava o balão assimétrico, mas depois de instala-lo ele passou a usar esta bela vela com muito mais freqüência.
Baseado em sua experiência e em algumas revisões de revistas que fizemos decidimos por construir um balão assimétrico já programado para ser usado com o enrolador da AssymFX da marca Facnor. E como o Bepaluhê não tinha previsto em seu projeto um gurupés para instalar este enrolador, optamos por utilizar o gurupés movel, retrátil, da Sparcraft, ao qual fixamos o enrolador.
A idéia foi muito boa e tanto a instalação do gurupés quanto a construção da vela foram feitas com maestria pelos responsáveis, mas a instalação do enrolador, cujo o responsável era eu mesmo, sempre ficava para depois ....
E assim foi por exatos 12 meses, desde que chegamos em Paraty com o barco. Mas aquela vela danada não perdia por esperar, sabia que em algum momento eu iria iça-la e vê-la voar.
Aproveitei que o barco estava docado na Tlaloc para revisão da capotaria e confecção de alguns novos detalhes, e pedi para o Dalmo (Tlaloc) preparar a vela e o enrolador e deixar tudo pronto para usar quando fosse possível.
E assim foi que neste último fim de semana, após um pernoite no Cedro, e um encontro com dois grandes amigos para um almoço classe A+ ancorados na Ilha do Sandri, partimos com a situação ideal rumo a Angra, para o Fondue Náutico na Ilha Itanhangá.
Inicialmente, com vento na casa do 6-8 kt em orça de 30-40 graus, armei a grande com as duas velas de proa e o Bepaluhê andou a 3-4 kt. Constatei o que o Arnaldo da Cognac velas havia me falado anteriormente, que em orça mais apertada é melhor tirar a staysail para não estrangular o vento da genoa 1. Sem a staysail e com este vento franco e orça apertada para este barco, mantivemos 4 kt de velocidade.
Concluo que a técnica do "vou com as três"é boa para ventos mais folgados entre 40-90 graus.
Um pouco mais adiante, o vento melhorou e subiu para 8-11 kt, pela alheta de BE e depois pela alheta de BB, armei o gurupés, montei o enrolador e subi a vela toda enrolada. Após alguns minutos abri o balão e deixei a festa rolar... alegria pura, eu sorria igual a criança com bala e brinquedo novo.
Para minha alegria o barco se comportou muito bem, em especial por se tratar de um cruzeirão de alumínio com alma off-road.
Velejamos a 6-7,5 kt com vela grande e balão armados até quase chegarmos na Ilha Paquetá, quando já se fazia noite e baixamos todas as velas.
E assim foi que chegamos a Ilha Itanhangá para curtir uma deliciosa festa com muita música e um delicioso Fondue. Fica aqui meu agradecimento a Ana e ao Dalmo da Tlaloc pelo carinho com qual fomos recebidos.
Paulo, ou melhor, CAPITÃO Paulo, com todo o respeito, esse seu barco é uma coisa linda de se ver! Parabéns e bons ventos, sempre!
ResponderExcluirCmte.Paulo: Duplo parabéns!! Pela Gennaker e pelo Clip que ficou muuuuiiito Bom!! Já estava sentindo sua falta nas tratativas virtuais...mas agora sei a razão!! ehehehehe Velejei com o Juca no Cusco usando uma Gennaker e ADOREI!! Prometi a mim mesmo que faria uma, mas ainda não tive tempo($$). O pessoal do Refrega também, sempre alegre e disposto a ajudar.
ResponderExcluirAbraço!!
ricardo stark
Valeu moçada,
ResponderExcluirobrigado pelo apoio.
Pode deixar que estarei sempre atento as navegadas digitais e circulando em nossos espaços siderais.
Bons Ventos e muita Paz.
Abs
Paulo
Cara, sem outra qualificação, digo: ALUCINANTE.
ResponderExcluirFelicidade de ver, imaginando estar aí ou repetir aqui, sei lá!!!!!!
Também muito legal saber do 'dar ouvidos' ao Mestre Arnaldo, nosso maior guru, respeitável cidadão e até muito pouco explorado ante o enorme conhecimento que detém em todos os prismas, nele o técnico, histório e moral, de cujo saber é imensurável e já antigo merecedor de autoria em VÁRIAS publicações (encho-lhe o saco neste sentido, recebendo reiterada alegação de falta do tempo) - esse amável camarada poderia escrever um tratado enciclopédico que ainda assim não conseguiria esgotar todos os saberes que acumulou.
ADOREI O VÍDEO E MAIS AINDA SABER QUE ESTÁ PROMOVENDO HOJE O QUE PENSO PODER FAZER NO FUTURO CADA VEZ MAIS PRÓXIMO.
A sua atitude pura e destemida de exibir os dados das experiências inusitadas com o barco, sem delongas, é ímpar, pois através desta circunstância nós, platéia ansiosa, aprendemos, reprojetamos, etc., economizando tempo e dinheiro na consecução de nossos próprios.
Grande abraço e estou literalmente às ordens, Capitão, ao que necessitar em águas Capixabas.
Grande abraço,
Zeca.
Grande Zeca ,
ResponderExcluirObrigado pelas palavras.
O vídeo é só uma brincadeira de um aprendiz da vela e da vida.
Ainda bem que tenho encontrado ensta vida pessoas humildes e de bom coração para me ensinar um pouco da arte de viver, amar, servir ... e é claro, de navegar em harmonia.
Como diz o Juca (Veleiro Cusco Baldoso): "vou no pano"
Tem um significado bem amplo.
Abs e até um dia.
Paulo
Olá Paulo,
ResponderExcluirComo o senhor, decidi ter o meu veleiro e começando a pesquisar chego ao seu blog. Tomei a liberdade de lê-lo inteiro e para minha surpresa vi que o primeiro desafio foi igual ao meu: convencer a patroa de ter um barco hehe
Agora to na fase do "qual barco?"
De novo mais pesquisas mas acabo sempre voltando ao seu blog pois tive uma certa identificação com o seu caso. Primeiro, também chamo Paulo, segundo que no meu caso não somos só eu e a minha esposa (Alessandra), tem mais as nossas filhas (gêmeas) de 9 anos, e planejamos mais um ou dois quem sabe. Logo a tripulação é grande de certa forma. Que também é o seu caso.
Como o senhor tem essa experiência com a construção de barcos e de velejar anos luz a frente da minha gostaria de umas dicas quanto a essa primeira fase dos projetos.
E pelo que eu li e vi no seu blog o trabalho foi maestralmente conduzido pelo senhor e por toda equipe que o senhor contratou para a construção do Bepaluhê.
Gostaria de conversar com o senhor sobre isso. Me dar um norte sobre construção de veleiros.
Meu email é paulo.enpj@gmail.com
Ficaria eternamente grato com o senhor com a ajuda.
Grande abraço
Eng. Paulo Eduardo Neuenschwamder Penha Jr
Olá Paulo,
ResponderExcluirObrigado por compartilhar conosco seus sonhos e emoções.
Vou te responder em pvt para te dar mais liberdade de perguntar o que quiser.
Abs
Paulo
Olá Paulo
ResponderExcluirQueremos te pedir que divulgue nosso blog na sua lista e também saber com fazer para ordenar os blogs por atualização.
Nosso email viveravela@gmail.com
Obrigado sempre.
Abraços
Mauriame Luiz e Cascalho
Olá Mauriane, Olá LUiz,
ResponderExcluirque fantástico, já viagei no blog de vcs algum tempo atrás, muito legal!!!
Vou inserí-los aqui também e seguir em contato.
Onde vcs estão agora?
Boas Navegadas,
Paulo