Fim de semana passado fomos pra Paraty, só o casal e nossa pequena de contra-peso; uma delícia!
Um “dolce far niente” declarado. Queríamos ir pra Ilha do Cedro e ficar no ócio total.
Bepaluhê descansando depois da linda velejada
Chegamos na Marina do Engenho e de cima da montanha já dava para sentir o vento soprando gostoso, era horário de almoço de sexta feira, funcionários almoçando e sol a pino. Descarregamos malas e alimentos para dois dias, preparamos o Bepaluhê, chequei motor, água e diesel; e preparei as velas pois o vento prometia uma bela velejada.
Logo que passamos a I. Bexiga a almiranta assumiu o leme e eu fui subir a grande. O vento já passava do 10 nós. Acertamos o rumo para Ilha da Rapada e perto da duas Irmãs já estavamos navegando com a armação completa, grande e genoa nova (é uma quase 110 que o pessoal da Olimpic Sails preparou para nós recentemente), o Bepaluhê velejava que era uma beleza, o tempo todo acima dos 5 nós de velocidade e com ventos variando de 10-13 kt.
Passamos a Ilha da Rapada e a situação ficou melhor ainda, o vento subiu para 15-18 kt no inicio em orça folgada e aos poucos mudando para través e depois alheta. Nunca velejei tão gostoso , o barco um pouco adernado e eu brincando com as velas e com a quilha para ver a interferência da quilha abaixada ou levantada no rendimento do barco. Fiquei impressionado, em algumas situações, com a quilha levantada eu ganhava 03,-0,4 nós de velocidade, é muita coisa!
Bati o recorde, cheguei na Ilha do Cedro em 1hora e 40 minutos "só pano” (marca registrada do amigo Juca Andrade da Escola Cusco Baldoso).
A melhor velejada do ano!! Que venham mais.
Os dias no cedro foram de puro ócio. Remadas na SUP, brincar na areia, churrasco no fim da tarde, dormir na rede ...
Não preciso dizer nada não é?
No outro dia, remada na SUP, caminhada na praia, aula de oceanoecologia para a pequena (lembranças da minha mãe bióloga),almoço no bar do Nelson, dormir na rede...
Aspirante de almiranta sempre alegre
Tié Fogo no Bar do Nelson
Domingo acordamos com calma e iniciamos a volta para a marina usando puro vento de porão. E assim passamos mais um "fim de semana normal"
Pra que mais...
Realmente somo privilegiados por esses finais de semana normais!!
ResponderExcluirO título desse post é perfeito! Parabéns pela navegada e pelo recorde! Barcos como o seu só andam bem na mão de quem sabe o que está fazendo!!!!
ResponderExcluirNossa Juca, eu aqui me divertindo com meus pequeno recordes e você sofrendo sem motor e em "solo"
ResponderExcluirSe cuida e ein!
Walnei, você também tem se divertido muito né ! Que maravilha