Olá pessoal, acho que vocês se lembram do Cruzeiro Costa Sul (CCS 2013) da ABVC que fizemos no último mês de março e também do perrengue que passamos em Cananéia quando dois veleiros garraram suas ancoras e vieram para cima do Bepaluhê.
No meio da bagunça a corrente da âncora de outro veleiro enroscou no hélice e no eixo do Bepaluhe e foi um sacrifício para solta-la, mas graças a ajuda do amigo Ricardo do Veleiro Amar Sem Fim conseguimos solta-la.
Tudo parecia normal, o motor funcionava bem, seguimos viagem e não houve nenhum transtorno aparente ao barco ou ao hélice.
Somente agora, quando tirei o barco da água para pintura é que fui perceber o perigo que corremos e como nosso Bepaluhê aguentou firme todo aquele peso dos dois veleiros e da corrente enroscada.
A foto abaixo mostra o conjunto eixo+anodo+hélice há dois anos atrás, antes do barco ir para a água...
E agora, o mesmo conjunto após o acidente da corrente enroscada...
Tudo bem que o anodo trabalhou e está corroído, este não é o problema. Mas vejam a distância do anodo para a saída do túnel, aumentou quase 5 cm!!
E a saída do túnel então que ficou amassada e desgastada.
E o acoplamento elástico do eixo não rompeu!!
Bem, agora vou ter que retirar o eixo, recoloca-lo na possíção, checar se não empenou, trocar a bucha do eixo….
Mas pelo menos não quebrou lá em Cananéia.
Para os construtores e DIY de plantão vão algumas fotos do casco e dos anôdos do casco, que também trabalharam e desgastaram um pouco, mas menos que o do eixo.
Sorte não passarem por perrengue maior, ou, melhor, acredito que nem tanto sorte, mas o barco é robusto e deve ter sido muito bem construído, o que com certeza fez diferença na hora que precisou. Parabéns pelo Bepaluhê e pelas aventuras e descobertas a bordo dele. Sempre dou uma olhadinha aqui, o blog tá muito bom. Numa segunda passagem por São Chico nos avise. Abraço e bons ventos daqui da Babitonga!
ResponderExcluirOlá amigos,
ResponderExcluirQue legal ve-los por aqui!
Tenho acompanhado o blog... adorei o relato do encalhe e como vcs fizeram uma limonada e um limão!!
Parabéns.
Tenho saudades da Babitonga, foi uma das melhores ancoragens que estivemos no CCS 2013, mesmo com toda aquela chuva.
Abraços,
Paulo