quinta-feira, 30 de julho de 2009

A escolha do veleiro ideal

Quantas e quantas horas não gastamos atrás do veleiro ideal?

Muitas pessoas falam em tamanho: "a vida começa após os 40' "

Outras fazem sua escolha baseado no material de construção, resistência , facilidade de construção (amadora ou profissional) ...

O tamanho da família, ou melhor, da tripulação também é sempre algo muito importante. Como dizia o Helio Setti, "o número ideal de tripulantes em um veleiro de cruzeiro é dois, ou melhor, um casal". Nem sempre isto é possível e muitas vezes o sonho de singrar os mares já se transformou num sonho a três, quatro, cinco ... (vide Veleiros Luiza, Cavalo Marinho, Bravo, Beetoven e tantos outros mais)

Os mais realistas sempre ponderam sobre os custos. Como disse o Cabinho em seu site "se um 40' não cabe em seu orçamento, reduza para 36' ou 28' , mas jamais economize em qualidade.

Foi juntando tudo isto que partimos em busca de um projeto que se adequasse as nossas necessidades de tamanho, bolso e espectativas de utilização.

Escolhemos o Multichine 41' SK (quilha retrátil) do escritório Roberto Barros Yachtdesign, uma criação do mestre Cabinho em um casco já testado e comprovado em milhares de milhas navegadas neste mundo afora. Este veleiro tem as dimensões adequadas para a nossa família, pode ser construído de forma amadora ou profissional, tem linhas harmoniosas e excelente navegação.




Seguindo uma tendência bastante atual, tanto de resistência como de conceito ecológico, optamos pela construção em alumínio naval. Este processo construtivo possui muitas vantagens e algumas desvantagens, mas não vou citá-las pois não estou aqui para criar polêmicas e tenho certeza que cada um que ler este blog poderia acrescentar mais algumas dezenas de argumento.

Inicialmente pensavamos em seguir os caminhos e os ensinamenos do amigo Riccardo Guardalben que esta construindo o seu lindo MC 36 de forma amadora e literalmente com as próprias mãos. A possibilidade de ter em suas mãos o poder de transformar sonhos em realidade é algo realmente sedutor e contagiante.

Como este é um projeto sonhado a dois e a cinco, preferi ponderar bastante e considerando nossas atividades profissionais ainda muito ativas, preferimos direcionar nosso tempo livre para o convívio em família e a aprimoração da arte da navegação. Decidimos buscar alguém que pudesse construir o barco para nós de forma pofissional e personalizada, mas ao mesmo tempo mantendo uma certa pitada de contrução amadora e familiar.

Depois de procurarmos um pouco de um lado e de outro encontramos um profissional com o perfil que queríamos e decidimos que nosso veleiro será um MC 41-SK feito em alumínio pelo estaleiro Ilha Sul Construções Náuticas lá de Barra do Ribeiro nas beiras do rio Guaíba, RS.

Que Bons Ventos nos permitam descer o Guaíba e encontrar o Atlântico rumo as águas calmas da Baía da Ilha Grande que será futuramente a casa do BEPALUHE.

___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, este é o blog do BEPALUHE, ele conta um pouco de nossa história, as razões e os objetivos desta "viagem" .
Se gostarem e quiserem compartilhar algum pensamento ficaremos felizes!

Bons ventos!!