quarta-feira, 6 de julho de 2011

Analisando a Meteo

 

21.6.11

Após o almoço e um pequeno descanso abrimos o PC para checar as previsões de tempo. Eu estava bem tranquilo, pois apesar de ser principiante nesta atividade e na análise das cartas sinóticas e outras formas de previsão do tempo, tinha ao me lado, e no comando das decisões sobre quando partir, um experiente velejador e navegador desta costa brasileira, o Paulo Mordente.

Aos poucos fomos percebendo que sair naquele dia e no dia seguinte seria muito perigoso, pois tanto as previsões, como os avisos da marinha, previam ventos acima de 30kt e ondas de 3-4 mt para a zona alfa. Assim, diante desta previsão pouco animadora, decidimos permanecer em Rio Grande, quietos  e esperando a situação melhorar.

 

S1040006

 

Esta é sempre uma situação difícil, sair correndo na frente do vento e ter vento bom para velejar, mas correr o risco do vento e ondas crescerem sobre você, ou esperar o vento forte passar e sair na cauda da frente, sabendo da possibilidade de ter que motorar por mais tempo. Como queríamos fazer o trecho Rio Grande- Floripa no menor tempo possível e com menos risco também, escolhemos esperar mais um pouco.

 

22.6.11

Outro dia tranquilo, mas de muito vento, as previsões se confirmaram com ventos de NW com rajadas de 40kt lá fora no posto de controle da praticagem de RG. Ajustamos as amarras e aproveitamos o dia para manutenções no barco e algumas configurações de rádio e sistemas de navegação com a ajuda do amigo Luis Manuel e também do atencioso Jorge Endo, representante da FURUNO-RADIOMAR além em Rio Grande.

 

S1050007 

 

23.6.11

Logo cedo o Jairo e o Beto já estavam lá, trouxeram pão fresco e leite para o café da manhã. Aí a brincadeira ficou mais divertida ainda pois os dois são muito agradáveis e fazem brincadeira de tudo a todo momento. O Jairo, para não ficar parado, demontou o sofá para achar um pequeno vazamento de diesel, e aproveitor para já fazer todo o reparo. Ficamos por alí mesmo no clube durante o dia jogando conversa fora e contando causos e histórias de cada um.

 

S1050005

 

Parecia mais um grupo de jovens indo para seu primeiro acampamento. Tudo era brincadeira e farra. Aproveitamos para checar as previsões de tempo novamente após o almoço e vimos que poderíamos sair na madrugada do dia seguinte.

Saímos para o supermercado para fazer o “rancho” e preparar as despensas do Bepaluhê para a próxima perna da nossa travessia.

À noite, para comemorar a partida e preparar o estômago para a navegada de dois dias que tinhamos pela frente, fomos jantar em uma churrascaria e nos divertimos mais um pouco com as histórias de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, este é o blog do BEPALUHE, ele conta um pouco de nossa história, as razões e os objetivos desta "viagem" .
Se gostarem e quiserem compartilhar algum pensamento ficaremos felizes!

Bons ventos!!