quarta-feira, 27 de julho de 2011

Rio Grande–Floripa

24.6.11
O relógio ainda marcava 4 hs, mas eu já estava acordado querendo partir, a ansiedade de seguir viagem e entrar no mar era grande. Enrolei na cama até as 5 hs e aos poucos fomos todos acordando. Havíamos marcado a saída para as 6 hs.

DSC08455DSC08457
Jairo ainda dormindo e Beto preparando o café

Olhamos o tempo, tudo favorável, o céu ainda com algumas estrelas, e o cheiro da manhã nos convidava a levantar e partir. Fomos todos para fora para auxiliar o Paulo Mordente na manobra pois a vaga em que estávamos era muito apertada. O Beto e eu controlamos as laterais e o Jairo ficou fora para saltar as últimas amarras. O barco foi saindo lentamente e no último instante o Jairo pulou para dentro.
A saída do Iate Clube de Rio Grande é bem traiçoeira devido ao calda reduzido, a dica, para sair a noite, é alguém ir iluminando as boias de marcação do canal e seguir bem colado nas bóias verdes.
Seguimos lentamente, deixando o Iate Clube para traz, ouvimos um grito de adeus e desejo de boa viagem dos amigos do GreenNomad, respondemos em coro desejando a eles o mesmo quando a hora chegar.

S1060005
Luzes do Porto na saída de Rio Grande

Deixamos para traz o porto velho e parte da cidade, que ainda dormindo, nos saudava com suas luzes amareladas e cintilantes. Aos poucos os navios foram crescendo à nossa frente e negociando sua saída para o mar, e nós, tão pequenos, também deixamos os molhes para tráz e, enfim, entramos no Atlântico.

DSC08461DSC08462

DSC08469
Sequência de fotos do amanhecer em Rio Grande

DSC08472
Jairo (esquerda) e Beto (direita) na saída dos molhes de Rio Grande

DSC08477
Lindo amanhecer deixando Rio Grande
 DSC08488     DSC08490

Vento 4-5, S/SO, fazíamos 7-8 empurrados pelo motor.
Tentamos abrir as velas umas 2 vezes, mas o ventos nem sequer encheu as velas. A solução foi aproveitar o dia e curtir a motorada com muita conversa, fotos, brincadeiras e descanso.

          DSC08502    DSC00927
Tentando velejar com Jairo e Paulo na roda de leme

DSC08496DSC08498
DSC08505
Beto e Jairo a esquerda, Paulo Mordente a direita e um Gremista feliz ao centro.
Olha só o mico, eu Tricolor paulista que sou, tenho uma cuia de chimarão do tricolor gaúcho no barco!!

Na hora do almoço foi minha vez de cozinhar, preparei um delicioso “strogonof’ com direito a batata palha e vinho para comemorar. Todos aproveitaram e ninguém devolveu a minha pérola da gastronomia ao mar.

DSC08509
Não faltou quem quisesse mais!! Desta vez todos passaram bem.

A noite foi chegando e todos estávamos ansiosos para ver como seria esta navegada a noite. O mar estava calmo e nos ajudou bastante. Ondas de 1-2 metros, de SE com intervalos longos. Lá pelas dez da noite decidimos dividir os turnos e o Beto, que queria exercitar mais o uso do radar, ficou com o Jairo no primeiro turno. Paulo Mordente fez o seguinte e eu fui dormir para fazer o turno das 4-7.

DSC00978DSC00977        DSC00981
  Paulo Mordente e Beto analisando as imagens do radar (esquerda), Paulo descansando (direita), imagem noturna (centro)

Dormi bem, tranquilo.
Quanto acordei fazia um bom frio, 12-14ºC, coloquei a roupa de chuva completa com muito moletom por baixo e fui lá pra fora, ou melhor , para o dog house onde ficamos abrigados do frio e da chuva e com a tela da plotter/radar na visão direta. Passei o meu turno sem problemas, alguns navios passaram ao londe, 2-3 milhas, e foram facilmente identificados pelo AIS. Outros 2 ou 3 alvos, provavelmente pesqueiros sem AIS, nos acompanharam de longe por um bom tempo, mas depois mudaram o rumo.

25.6.11
O dia clareou, ainda era meu turno e todos dormiam. Coloquei uma boa música, e fui chamando todos para o café o café da manhã. Tomamos o café lá mesmo, dentro da sala, café farto para todos os gostos.
Aos poucos cada um foi tomando seu lugar lá fora, o comando dos barco revezava e o Jarbas fazia sua função de controlar o leme de forma precisa. É verdade que ele vivia dando mensagens de erro que ninguem conseguiu descobrir a razão e com frequência tivemos que desativar um alarme de erro xyz.

DSC00966
O Jarbas (piloto automático) comandando o barco

DSC00964
Papo de convés com Beto e Paulo

DSC00939
O sonho e o infinito

Almoçamos uma bela galinhada que o Paulo Mordente fez. Outra vez mais os peixes não puderam saborear estas delícias da gastronomia gaúcha. Com tanta comida, cada um se enconstou num canto e fomos descansar um pouco. O Jairo era o que mais dormia, acho que era um sinalzinho de mareado, mas logo ele levantava para bagunçar um pouco e no s divertir.
A noite caiu novamente, o Paulo Mordente foi descançar um pois ele teria toda a madrugada para controlar a chegada em Floripa. Enquanto isto o Beto ficou no controle novamente e eu e o Jairo ficamos na reserva. Choveu bastante esta noite, mas o vento e a corrente nos empurravam, chegamos a fazer 10-11 kt.
Lá pelas 3 da manhã já havíamos passado a barra sul e estávamos atracando no pier do Iate Clube Veleiros do Sul.

 26.6.11
Café, banho, despedidas….
Deixamos o Paulo Mordente no clube, esperando o João, seu novo tripulante para o trajeto até Paraty, e fomos, Jairo, Beto e eu, para o aeroporto.
Estava cumprida mais uma fase desta travessia transportando nossa casinha flutuante até seu porto de descanso em Paraty.
Fica aqui o meu muito obrigado aos amigos Beto (Veleiro AlluMaris) e Jairo (Ilha Sul Construções Náuticas) pelo companheirismo e amizade, foram dias maravilhosos que deram a este marujo pouco experiente o prazer de uma boa navegada.
Um obrigado especial ao Paulo Mordente, excelente profissional que faz do mar sua vida, transportando barcos neste mundo a fora, sempre com muito cuidado e competência. Aos amigos Luis Manuel e Marli (Veleiro GreenNomad) meu eterno agradecimento por todo o apoio deste a construção até sempre.
Às nossas companheiras de vida e de navegadas em todos os mares, ares e estradas, Betinha (Paulo), Claudia (Jairo) e Karin (Beto), um agredecimento especial pelo apoio e por terem liberado seus maridos do calor de seus lares para me acompanherem neste momento tão importante.


O Bepaluhê já descansa nas águas calmas de Paraty!!

S1100015
Bepaluhê ancorado na praia de Jurumirim, lugar mítico e histórico para qualquer velejador, em especial para veleiros de alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, este é o blog do BEPALUHE, ele conta um pouco de nossa história, as razões e os objetivos desta "viagem" .
Se gostarem e quiserem compartilhar algum pensamento ficaremos felizes!

Bons ventos!!