sexta-feira, 15 de março de 2013

CCS 2013 - Marujá e Varadouro

Depois daquela noite terrível com barcos garrando para cima do Bepaluhê, não tivemos coragem de ir passear na cidade e ficamos no barco mesmo. Na manha seguinte, dia 10/3, acordei cedo e fui dar uma olhada na maré, a vazante ainda corria solta e pesada e precisavamos esperar a proximidade do estofo da maré para podermos mergulhar com tranquilidade para liberar a corrente do eixo.

Deu tudo certo e ainda sobrou tempo para corrermos ao supermercado e fazer umas compras de reposição de mantimentos. A almiranta Betinha como sempre tomou a frente, fez a lista do que faltava e comandou a turma. Voltamos ao barco já próximo das 11 hs, horário limite marcado para nossa saída visando entrar no canal com a maré mais alta.

O caminho até o a vila do Marujá foi tranquilo, motorando todo o tempo e aproveitando para curtir a linda natureza a nossa volta. E olha que ali a natureza intocada e preservada da Ilha do Cardoso é quem dá o tom da música e da paisagem. 

 

DSCN1591

Os novos tripulantes: Sérgio e Fabi

 

DSCN1597

Todos em fila indiana

 

Próximo da chegada ao Marujá pegamos outra tempestade daquela fortes que fez toda a flotilha dançar de um lado para o outro. Nossa vela grande estava apoiada no lazzy jack com a capa aberta e sem amarras e com o vento entrando pela popa a vela se abriu e nos deu o maior trabalho. Felizmente o Claudio que estava no veleiro Kilimandjaro logo atrás de nós, me avisou pelo rádio e conseguimos contornar a situação. 

Ao chegarmos ao Marujá ancoramos tranquilamente próximo da vila, arrumamos o barco e fomos correndo aproveitar os últimos raios de sol na praia do Marujá: que local mais lindo!!!

Lembranças da minha infância! 

 

DSCN1617

Mostrando as belezas do Marujá para a Almiranta

 

DSCN1622

The Brothers


Praia de areia fina e densa, de cor branca para cinza, ninguém na praia, quilómetros de de mar e areia preservadas, com pouca ação predatória dos homens. Um vilarejo com algumas dezenas de famílias de pescadores que vivem ali há várias décadas, o campo de futebol, a escola e, para nossa surpresa, um barco ESCOLAR para buscar as crianças da população ribeirinha e leva-las a escola.

 

DSCN1689

Cidadania já!

 

DSCN1621

 

 

DSCN1630

Sem palavras!!


Combinamos um jantar com PF (prato feito) de peixe no Restaurante da Valdete para as 19:30 hs. mas como entrou um vento meio forte no fim da tarde resolvi ficar no barco pra evitart transtornos futuros. O Sérgio e a Fabi foram jantar em terra e nos representaram na reunião dos comandantes que iria ocorrer as 19 hs. Tudo tranquilo, preparativos para a partida no dia seguinte que deveria ocorrer pela  manhã para chegarmos ao vilarejo do Ariri em tempo de almoçar e esperar a maré cheia para entrarmos no canal do Varadouro.

 

DSCN1643

O paraíso é aqui, no Marujá


O Ariri é um vilarejo um bem maior que Maruja,, faz parte do município de Cananéia, mas tem acesso por terra e não faz parte da reserva da Ilha do Cardoso. Por esta razão, desenvolveu-se ali um comércio um pouco mais ativo com venda de produtos alimentícios básicos e alguns restaurantes para atender aos pescadores esportivos e alguns turístas que circulam por estas bandas. Fundeamos no meio do canal com 5 mts de profundidade e descemos de bote direto para o Restaurante da Dona Maria; comemos um delicioso almoço "PF"com filé de pescada e molho de camarão + arroz + feijão + salada. Tudo muito bom e a um preço bem acessível.    

Aproveitamos para repor o gelo da geladeira de cervas e comprar alguns ítenms de reposição dos mantimentos.

 

DSCN1696

Todos ancorados no Ariri


DSCN1709

Aqui também tem barco escolar


Às 13;30 suspendemos rumo ao canal do Varadouro propriamente dito. Se bem que tudo ali seja de uma beleza e preservação únicas em nosso estado, e desde Cananéia a natureza já é exuberante. A passagem pelo Varadouro, como sempre, é cheia de truques de navegação que colocam um pouco mais de pimenta no te,mpero desta nossa viagem.

 

DSCN1795 

Quem encalhar paga cerveja!!

 

O Bepaluhê, com a quilha levantada e calando 1,2 mts., não teve problemas para progredir pelo canal, mas alguns outros veleiros, como o Amar Sem Fim do Cmdte Ricardo e que leva-la o nosso guia (Jânio Preto, conterrâneo nosso de Iguape) acabou encalhando duas vezes. Houve trechos em que o Janio teve que descer do barco guia e ficar no bote de apoio nos mostrando o local exato para passarmos pois o canal navegável é bem estreito e pequenos desvios podem significar um encalhe.

 

DSCN1772

Milhas e milhas de mangues e canais intocados

 

Ainda neste dia fomos brindados com revoadas de diversas aves, mas o ponto culminante foram os Guarás, com penas de coloração salmão avermelhado, davam um colorido todo especial ao entardecer que já chegava.

Com todos estes cuidados a velocidade média foi caindo e o anoitecer nos pegou ainda há algumas milhas do ponto de encontro que seria na Ilha da Peças. Como a navegação noturna nesta região é muito perigosa devido a falta de pontos de orientação e boias iluminadas, optamos por fundear as margens do canal e paritrmos no dia seguinte com os primeiros raios de sol.

 

DSCN1808

Por do Sol em algum lugar próximo a Baia de Paranaguá

 

E assim terminou nossa passagem pela Ilha do Cardoso e Canal do Varadouro. Mais um sonho realizado!!

 

 

6 comentários:

  1. Cmte, como esta gostoso ler os posts continue nos mantendo dentro da sua viagem!
    Bons ventos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Walnei, estamos quase chegando ao fim desta jornada, que ainda tem alguns fatos e travessias gostosas para contar.
    Abs
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Paulo:
    Show de imagens. Bela navegada. Estamos por aqui acompanhando!!

    abraço!! Bons Ventos!!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria achar umas palavras para descrever o que sinto acompanhado sua viagem .... mas francamente só encontrei uma: "Putainveja" !!!! kkkkkkkkk...
    Delicia meus amigos. Já estão até colecionando "cicatrizes" no Bepa pra provar que isto não é só uma viagem. É uma aventura de verdade.
    Tô aqui acompanhando e torcendo que aproveitem juntos cada momento.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Cé, vindo de vc eu tenho certeza que vem com carinho e amizade. Vc foi meu confidente nestas incertezas de participar aqui ou ali e seus comentários foram muito importantes para nossa preparação.
    Tenha certeza que tudo o que eu mais quero é fazer um destes "Cruzeiros" só com amigos e com uma programação light e cheia de festas.

    Abraços e até breve.
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, meu amigo. Por isso fico feliz quando leio seus relatos e vejo que estão curtindo acima de tudo.

      Torcemos também pelo "nosso" cruzeiro!!!

      Bjus

      Excluir

Ola, este é o blog do BEPALUHE, ele conta um pouco de nossa história, as razões e os objetivos desta "viagem" .
Se gostarem e quiserem compartilhar algum pensamento ficaremos felizes!

Bons ventos!!