segunda-feira, 18 de março de 2013

O Tempo de Deus e o Tempo dos Homens

Olá amigos, como todos já sabem chegamos em São Francisco do Sul há alguns dias atrás. Tivemos que adiantar um dia pois estava chagando um frente fria que iria estragar nossa travessia e nos prender em Paranaguá. 

Em São Francisco passeamos bastante pela cidade, apreciamos a arquitetura colonial com a forte interferência açoriana, fomos ao antigo mercado central e a Igreja de Nossa Senhora das Graças de dia para podermos entrar e agradecer as bençãos e a beleza desta viagem. 

 

DSCN1939

Igreja de Nossa Senhora das Graças

 

Conhecemos também o lindo e muito bem organizado Museu do Mar, nota 10, recomendo a todos que por aqui passem fazer este mini circuito de museus da cidade, igreja e também não deixar de comer o camarão do charmoso Restaurante Portela.

No dia 14/3 fizemos um delicioso churrasco no bar do Clube Náutico Cruzeiro do Sul, reunindo várias tripulações das embarcações que participavam do Cruzeiro Costa Sul e do Cruzeiro de La Amistad (Grupo de Veleiros Argentinos que após um ano passeando em águas brasileiras estão retornando ao seu país). Foi bem gostoso, cada um levou um pouco de carne e todos confraternizaram até o fim da tarde.

 

DSCN1917

Alegria das tripulações no churrasco de São Francisco do Sul

 

DSCN1926

As Almirantas do CCS 2013

 

DSCN1929

Tripulações do veleiro Conero (Cmdte Ubaldo) e Bepaluhê

 

Desde o início do Cruzeiro Costa Sul eu já sabia que teria que retornar a São Paulo para uma reunião de trabalho à qual eu não poderia faltar no dia 16/3 pela manhã. Sendo assim, e considerando que o Tempo de Deus estava nos mostrando que era hora de ficar bem quietinho em local abrigado, saímos de São Francisco e subimos a Baía de Babitonga até Joinville, mais especificamente no Joinville Iate Clube (JIC). Deixamos o Bepaluhê lá e voamos para Sampa. 

 

Como a previsão do tempo continuava pouco favorável para navegar rumo ao sul do país, ficamos percebemos que o nosso tempo estava se esgotando. A programação inicial era retornar no sábado a tarde e partir na madrugada de domingo para Itajaí onde nos juntaríamos ao Cruzeiro novamente.  Mas o Tempo de Deus nos mostrou que este não era o caminho e com as portas e janelas fechadas para rumar ao sul, todas as embarcações do CCS 2013 também subiram até Joinville e estavam ali no JIC aguardando as mudanças na previsão.

Ao chegarmos de volta a Joinville neste último domingo,  dia 17/3 já saíamos que nossa tempo havia se esgotado, que as férias acabaram e que o trabalho no hospital e no consultório nos esperava brevemente. A próxima janela para navegar rumo a Itajaí ou Florianópolis estava se abrindo somente para o dia 19/3 e desta maneira decretamos oficialmente o fim do CCS 2013 para o Bepaluhê e sua tripulação. Aproveitamos o último dia em Joinville para confraternizar com os amigos que fizemos, desejando a todos uma boa navegada e que sigam realizando seus sonhos. Alguns irão até Florianópolis e outros até Buenos Aires.

Desejamos a todas as tripulações do CCS 2013 e do Cruzeiro de La Amistad boas navegadas e terminamos aqui os relatos da participação do Bepaluhê no CCS 2013.

 

DSCN1888

Uma imagem para ficar na lembrança: caís do Restaurante Portela em SF do Sul

 

Abraços a todos e muito obrigado por olharem por nós.

Até Breve,

Paulo e Betinha

6 comentários:

  1. Cmte Paulo, foi um prazer navegar com vocês através de seus relatos, parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Mas já?????!!!
    Veleiros e agendas não combinam mesmo! Mas tenho ctz de que valeu a experiência! Que belo curso de vela não foi essa linda travessia?! Bons ventos!!!

    ResponderExcluir
  3. É meus amigos, o Juca tá certo!
    Mas o que fazer se queremos velejar e só temos este tempo?
    O jeito é se resignar e aceitar as opções de vida que você mesmo fez, no caso eu mesmo e minha mulher fizemos.
    Com 3 filhos nas costas, um deles que acabou de entrar na faculdade de medicina da Santa Casa, e 2 meninas mais a minha mulher, estando aos quase 50 anos e sem uma aposentadoria disponível, o jeito é trabalhar bastante e aproveitar quando dá, sem dó, sem medo de ser feliz por 2,3 ou 15 dias.
    Viver todo momento intensamente como se fosse o último minuto de sua vida, aproveitar sua mulher e seus filhos intensamente, trabalhar também intensamente e assim ter a certeza que a vida vale a pena e que tiramos o máximo dela.
    Ontem, quando deixei o Bepaluhê nas mãos do skipper que irá leva-lo a Porto Alegre e olhei para todos os outros veleiros se preparando para soltar as amarras rumo ao sul, me deu um nó na garganta, uma vontade de mandar tudo para a PQP e seguir viajando, mas no mesmo momento lembrei dos presentes que tenho ganhado de Deus, da profissão que eu adoro e da família que tenho, do reconhecimento profissional e dos amigos que tenho... virei as costas e fui-me embora.
    Afinal um barco é o meio, e não a razão final de nossa felicidade. É nele que levamos nosso amor e nossas jóias raras e e com ele que vivemos os momento felizes ao lado de quem realmente importa, a família e os amigos.

    Abs e até breve.
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Missão dada, missão cumprida meu amigo.

    Fico na espera do seu contato pra tomarmos um bom vinho em comemoração do feito de vocês.

    Grande abraço e bom recomeço da Vida Urbana.

    ResponderExcluir
  5. Ola Paulo

    Acompanho seu blog desde o inicio da construção do Bepaluhê e gosto muito da forma como vc e Betina descrevem suas emoções e passeios. Parabens.

    Acompanhando a travessia do CCS conheci, através de seus relatos, a região de cananeia e fiquei admirado com o local.

    oOr acaso assisti hj pela Tv Câmara de Brasilia um documentário. Mar Pequeno, que retrata a situação dos caiçaras daquela vela região. Segue link para que os amigos do blog possam conhecer a beleza da natureza e os habitantes deste pedaço do paraíso.

    Abraços a todos

    Saulo

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/DOCUMENTARIOS/435869-MAR-PEQUENO.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Saulo, muito obrigado por este presente que você me deu.
      Hoje chorei ao ver estas imagens e saber que de lá vem parte de minhas raízes.
      Vou mostrar este vídeo ao meu pai que tenho certeza que também irá se emocionar muito.
      Deixo as gaiutas do Bepaluhê sempre abertas para sua visita.

      Abs
      Paulo

      Excluir

Ola, este é o blog do BEPALUHE, ele conta um pouco de nossa história, as razões e os objetivos desta "viagem" .
Se gostarem e quiserem compartilhar algum pensamento ficaremos felizes!

Bons ventos!!