quarta-feira, 6 de março de 2013

CCS - Travessia Ilha Bela-Santos

Tudo prometia uma boa travessia, mas São Pedro nos deu um presente ainda a altura da primeira noite enluarada.

 

DSCN1394

É sempre bom pedir proteção para a próxima travessia!!

 

Partimos as 5 hs da manhã após um cafezinho preto para acordar. Nós, Bepaluhê, e o veleiro Conero, saímos do Iate Clube de ilha Bela e fomos na direção ao Saco da Capela onde nos juntaríamos aos outros barcos que estavam saindo do Iate Clube PInda.

Seguimos motorando rumo a ponta sul da ilha, cruzando poucos navios desta vez. Aos poucos o dia foi clareando, e o contorno da Ilha Bela foi se tingindo de rosa-alaranjado, uma beleza realmente. Talvez este seja um dos pontos altos desta viagem, conhecer e deslumbrar-se com a natureza brasileira vista do mar… algo realmente encantador.

 

DSCN1422

Amanhecer no mar

 

Próximo a saída do canal, aproveitamos um ventinho suave de nordeste e abrimos as velas. Durou pouco e o vento baixou novamente. Seguimos motorando mantendo a média de 5 kt. No través da Ilha de Alcatrazes o vento voltou e firmou-se por um bom tempo entre 6-8 kt , vindos de nordeste e depois rodando para SW.

 

DSCN1403

Flotinha navegando próxima

 

Velejamos e motoramos uma grande parte da travessia, tranquilos, com um mar pouco agitado com ondas de 1 metro, vinda de SE. A correnteza contra foi um dos incômodos e retardaram nossa travessia, pois tinhamos corrente contrária de 1 a 1,5 kt.

Foi mais um dia glorioso, velas abertas quase todo o tempo e motor a 1200-1500 rpm só para manter a velocidade e garantir nossa chegada antes das 18 hs. 

 

DSCN1434

 

DSCN1438

 

Por volta das 16 hs, já avistavamos a cidade do Guarujá no  nosso través de BE, e brinquei com a Betinha: "psicologicamente já chegamos, só falta cegar fisicamente". 

Acho que a brincadeira deu maus fluidos, entrou um vento de SW que foi crescendo progressivamente, chegando a 15 kt com um ângulo muito fechado para eu orçar com minha genoa, então, e sabiamente como iríamos ver mais tarde, baixei a genoa e segui com mestra e motor. Ao deixarmos a Ilha da Moela e entrarmos na Baia de Santos, aquela mancha negra no céu que eu vinha monitorando foi se aproximando, vinha de SW, parecia que o céu iria despencar. Tratei de baixar a mestra e preparar para a chuva, que nos pegou dentro da Baía com navios para todo lado, tentando entrar no canal. 

O vento aumentou muito, batendo 30kt e adernando o barco bastante. Felizmente minha ALMIRANTA com "M" maiúsculo se comportou bravamente, trouxe-me o colete salva vidas com cinto de segurança e fomos seguindo lentamente até a entrada do canal. O vento roncava 25-30 kt, as balsas cruzavam a nossa frente.

De repente vemos um imenso navio se aproximando, seguindo as regras eu desvio para BE (boreste), mas ele havia feito o mesmo (ou simplesmente seguiu seu rumo dando uma banana para mim, sei lá) , percebo o rumo dele e mudo o meu novamente, agora para BB (bombordo), acelerando um pouco, e deixando o mesmo passar a minha BE, e ouvindo um baita buzinaço: foooom, fooom, fooom.

Entremos no canal do Iate clube e seguimos direto para o cais de convidados, como o vento ainda estava forte, foi muito difícil acertar nossa entrada na vaga, que aqui são demarcadas com estacas de madeira (trocos grandes). Tentei duas vezes entrar em uma vaga mas o vendo nos jogava para fora. Mudei de lado e encontrei uma outra vaga na qual entraria contra o vento, e finalmente conseguimos entrar. Fica aqui meu imenso agradecimento ao Comandante Ariel, do veleiro Minerin, que não mediu esforços para nos ajudar na atracação.

And That's all Folks!!!

Estamos no ICS descansando e esperando as condições para partirmos rumo ao sul, Cananéia na proa.

 

6 comentários:

  1. E vamos que vamos gente, bons ventos e nos mantenham informados...

    ResponderExcluir
  2. Meus Amigos.

    Saiu só com um "pretinho"? Vai voltar fininho einh Capitão?kkkkk.
    Que bom que estão acumulando milhas navegadas, fazendo avaliações corretas e assumindo procedimentos safos.
    Nada como aprendermos, ou aplicarmos a teoria, na prática né não?!?!?!
    PARABÈNS por mais esta perninha.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Grande Paulão e Al"M"iranta, otimas historias para contar para os netinhos.....tô gostando de ver.
    Vai postando as novidades para a gente ir babando por aqui.....
    BV, Marco

    ResponderExcluir
  4. Estamos companhando voces. Parabens pelo belo blog. Bons Ventos e abraço forte. Gunnar (irmao do Niels Rump) Veleiro Tagus - Floripa

    ResponderExcluir
  5. Paulo, Betinha,

    Tenho várias fotos de vocês no Costa Sul. Olhe meu FB. Abraços e bons ventos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa pessoal, que legal, os amigos aqui presentes e acompanhando nossa viagem.
    Obrigado pela presença e pelo apoio, é bem legal saber que vcs estão ligados e viajando conosco.

    Cesar, realmente na prática a teoria é outra e neste sentido, os cruzeiros em grupo nos dão mais segurança e o aprendizado é continuo. Tem sempre alguém de olho em vc para ajudar ou chamar a atenção aos erros e deslizes; como deixar a vela no lazzy jack sem amarrar e tomar uma porranca pela popa. Se não fosse o Claudio Renaud que estava no Kilimandjaro me chamar a atenção eu estaria em maus lençois.

    Marcão, é para os Netinho também que escrevemos estas coisas!!

    Gunnar, obrigado pela presença, a mastreação da Farol, feita pelo seu irmão Niels Rump tem se comportado de forma impecável sem nenhuma crítica. Parabens a família.

    Obrigado Rodrigo, vou procurar vc lá para pegar as fotos.

    abs
    Paulo

    ResponderExcluir

Ola, este é o blog do BEPALUHE, ele conta um pouco de nossa história, as razões e os objetivos desta "viagem" .
Se gostarem e quiserem compartilhar algum pensamento ficaremos felizes!

Bons ventos!!