quarta-feira, 13 de março de 2013

CCS - Travessia Santos-Cananéia

Olá pessoal, ficamos fora do ar algum tempo pois as condições de internet não permitiram.

Estamos em São Francisco do Sul ancorados e esperando a frente fria passar. Ontem ventou 25 kt aqui na Baia da Babitonga e um monte de gente garrou e teve que sair correndo a noite para ancorar novamente. Mas depois eu conto todas estas estórias das ancoragens e dos ventos.

Vamos voltar um pouco no tempo e contar como foi nossa estadia em Santos. O Iate Clube de Santos é muito grande e tem amplas e confortáveis instalações. Ficamos lá dois dias fazendo nada. Foi bom pois deu tempo para alguns comandantes arrumarem seus barcos e fazerem algumas revisões que foram necessárias. O chato foi a burocracia do clube que impede que visitantes recebam convidados e por esta razão bloquearam a entrada do amigo Juca Andrade no clube, uma pena pois estava esperando recebe-lo em uma visita ao Bepaluhê.

 

DSCN1475

Visitando  o Museu do Café


 

DSCN1479

Passeando no Bondinho no centro de Santos

 

O restaurante do clube é muito bom e tem um café da manhã tipo hotel. A turma ainda estava meio acanhada e um pouco de ressaca da tempestade da chegada ainda rondava sobre nós. Fizemos um churrasco no veleiro Minerin e no outro dia fomos todos para o restaurante do clube Estrela de Ouro para uma boa confraternização de todo o grupo. 

A maior travessia deste cruzeiro começou tranquila,  saímos de Santos no dia 8/3 por volta das 11 horas da manhã com ventos fracos de NE, mas aos pouco o vento foi se firmando na faixa dos 8-10 kt permitindo uma boa navegada a vela até o fim da tarde, quando por precaução rizamos a grande para evitar transtornos e mantivemos a velocidade cruzeiro de 5 kt com o motor.

 

DSCN1486

Negociando a passagem

 

A noite transcorreu sem intercorrências,  e fomos acompanhando o trajeto e localização dos outros veleiros da flotilha pelo radar. Observamos também alguns barcos de pesca que nesya região costumam arrastar suas redes de arrastam em duplas de barcos, bem visíveis ao radar por sinal.

Ao amanhecer o dia,  tomando meu cafezinho para alegrar a manhã, observei ao longe o contorno da Ilha do Bom Abrigo, estavamos prestes a realizar mais um grande sonho. Nesta iha, protegida dos ventos de quadrante sul, meu irmão e primos costumavam acampar quando moleques. Aos poucos fomos chegando mais perto e a ilha foi se mostrando linda, imponente e acolhedora.

 

DSCN1535

Uma ilha chamada Bom Abrigo

 

Alí ficamos ancorados até as 12 hs quando toda a flotilha saiu em fila indiana, guiada pelo Marcos do Centrp Náutico Cananéia, para entrar na barra da Cananéia. Conhecida por ser meio traiçoeira e cheia de bancos de areia que mudam de um ano para o outro, esta velha amiga minha nos deu passagem e acolheu a todos do grupo com águas calmas e  maré enchente.

 

DSCN1566

Fugindo dos bancos de areia


Ao chegarmos ao Centro Náutico, fomos recebidos pelo Ser Marcos de forma carinhosa com duas lindas canoas cheias de ostras. Aproveitamos o almoço e as ostras para confraternizar e descansar.

 

DSCN1587

Canoa de ostras: uma tradição local

 

Mais tarde, já no início da noite, uma grande tempestade com ventos NW, com velocidade de 20-25 kt, fez alguns veleiro garrarem e virem para cima de nós. Em um determinado momento seguramos com o Bepaluhê o veleiro Namaste e um outro veleiro argentino de nome Golondrina do Mar. Foi um furdunço só, apesar dos arranhões no Bepaluhê, não deixou nenhum outro ferido.

No saldo final desta bagunça ganhamos também a corrente do Namaste enrolada em nosso eixo e impedindo nosso motor de rodar. Como estavamos bem fundeados enão havíamos garrado, optei por ir dormir e no dia seguinte trabalhamos para liberar a corrente do eixo antes de sair. Fica aqui meu agradecimento ao amigo Ricardo do veleiro Amar Sem Fim que nos ajudou a mergulhar e livrar a corrente.

Toda esta faina da corrente terminou lá pelas 9:30 da manha e tivemos que correr muito para abastecer o barco com água e diesel e ficar pronto para a saída as 11 hs rumo ao Marujá e canal do Varadouro. 

2 comentários:

  1. Paulão e Betinha, estou curtindo cada relato que voce posta, como se eu estivesse aí.
    Continue que está muito bom.
    Abs ao casal e BV, Marco Romano

    ResponderExcluir
  2. Que legal Marcão,
    esta é uma viagem que tenho certeza que vc gostaria muito de fazer. E com amigos juntos fica ainda mais legal.
    Quem sabe um dia ...
    Abs
    Paulo

    ResponderExcluir

Ola, este é o blog do BEPALUHE, ele conta um pouco de nossa história, as razões e os objetivos desta "viagem" .
Se gostarem e quiserem compartilhar algum pensamento ficaremos felizes!

Bons ventos!!